top of page
pTfyrzwOqTB3-JoQ0Cu1o.png

Longa-metragem, ficção, live-action, infantojuvenil.

Em fase de Desenvolvimento

Carol na Cidade Hilária

Direção e Roteiro de Thais Scabio

Logline

Apresentação Carol na Cidade Hilária.pdf_Easy-Resize.com.jpg

Uma menina desiludida com o carnaval embarca sem querer numa dimensão fantástica onde os enredos esquecidos ganham vida - e precisa reencontrar a força da alegria para salvar sua avó e sua comunidade.

Longa-metragem, ficção, live-action, infantojuvenil.

Em fase de Desenvolvimento

Carol na Cidade Hilária

Direção e Roteiro de Thais Scabio

Logline

pTfyrzwOqTB3-JoQ0Cu1o.png
Apresentação Carol na Cidade Hilária.pdf_Easy-Resize.com.jpg

Uma menina desiludida com o carnaval embarca sem querer numa dimensão fantástica onde os enredos esquecidos ganham vida - e precisa reencontrar a força da alegria para salvar sua avó e sua comunidade.

Sinopse

Apresentação

Carol tem 9 anos, vive imersa no celular, o que a afasta de amizades e da escola de samba Unidos da Hilária, onde sua família é uma das fundadoras. Até que...

Conflito 

Sua avó Cida é misteriosamente internada e Carol descobre que um vilão quer destruir o enredo da escola roubando o "coração de luz" de sua avó. 

Jornada

Com a ajuda de Peninha, um boneco encantado e de novos amigos, partem rumo à mágica e sombria Cidade Hilária

Resolução

Nessa jornada fantástica, enfrenta desafios e criaturas inusitadas, descobre o valor 

e a magia do samba, da amizade, da ancestralidade e reencontra seu lugar na tradição da comunidade. 

Personagens

Vqq1t3D890N_E7yjy_420.png

CAROL 

Acompanha seus pais no trabalho do 

barracão do samba, mas sempre fica no canto usando o celular. Não se interessa por samba. Ela tem transtorno de dependência de tela. Quando o celular acaba a bateria fica nervosa, agoniada esperando carregar, tenta pegar outro no lugar, ansiosa. Quando precisa salvar o coração de sua avó, percebe como o samba é importante para sua história e para seu corpo, sua infância. Descobrir a magia do samba. 

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.57.33.jpeg

JOÃO VITOR 

É um menino de 10 anos que cresceu no mundo do samba. Faz parte da bateria infantil, mas o sonho dele é ser mestre-sala. 

Gosta de mandar nos outros que estão na bateria. Os outros integrantes ficam malucos com ele e não tem amigos. Ele sai fora do ritmo o tempo todo da bateria porque fica 

sempre "nas nuvens".

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.57.33-2.jpeg

BETÂNIA

É uma menina de 12 anos, neta da fundadora da Escola de Samba. É a porta bandeira mirim da escola. É ótima no que faz, mas tem dificuldade de ouvir as pessoas. É muito 

ansiosa. Não ouve ninguém e fala demais. 

Personagens

Vó Cida - Cida tem por volta de 60 anos. Uma avó que foi a porta bandeira da 

escola por muitos anos. Vaidosa e cadeirante. Faz parte da velha guarda da 

escola. Ela é coordenadora da ala das crianças e ensina as meninas que serão as 

futuras passistas. Ela é o coração da escola. A pessoa que agita a casa.

Vô Jair - Tem por volta 70 anos. Faz parte da Velha Guarda da Escola. Ele ensinou 

o filho mais novo, Murilo, a fazer as esculturas. Os dois esculpem juntos os carros alegóricos da escola. Seu sonho é ver Murilo ser o carnavalesco da escola. Jair é o único que presta atenção em Carol. Vira e mexe ele desliga o celular da neta escondido para poderem criar brincadeiras com imaginação. Ele cria, conta histórias sobre a Cidade Hilária para as crianças da escola. Da vida para os bonecos esculpidos. Tem uma imaginação muito fértil por tantos anos estar esculpindo os carros. 

Murilo - Pai de Carol. Tem por volta 35 anos. Faz parte da equipe de escultura dos carros alegóricos. Está fazendo faculdade de artes plásticas.

Helena - É mãe de Carol. Tem por volta de 35 anos. Faz parte da escola de samba desde sua fundação. É coordenadora do setor de costura e diretora financeira da 

escola. Com tudo isso o casal não tem tempo para Carol deixando ela no celular grande parte do tempo. 

Rei Leopoldo II - Vilão simbólico da história, inspirado no colonizador europeu. Representa a destruição da memória, da alegria e da ancestralidade. 

Apresentação Carol na Cidade Hilária.pdf (1).png

Referências Visuais 

A Carnaval surreal 

Inspiração em obras de Heitor dos Prazeres, Rosana Paulino, 

Emanoel Araújo, Bisa Butler

Afrofuturismo

Black Is King (Beyoncé), Negrum3 (Diego Paulino). 

Cenografia

Inspirado em obras de Di Cavalcanti e Bispo do Rosário para o Cidade Hilaria. No Visual de barracões de escola de samba, utiliza materiais reciclados e brilho antigo (papel laminado desbotado, madeira lascada com glitter).

Textura sonora 

Samba, funk, trilha sinfônica e gravações de campo misturados 

com elementos diegéticos (como uma bateria de escola de 

samba transformada em suspense ou batidas virando efeitos mágicos). 

Objetivos do Projeto

Carol na Cidade Hilária

01

Obra cinematográfica

Criar uma obra cinematográfica que valorize a cultura negra e a imaginação infantil.

02

Protagonismo negro infantil

Inserir o protagonismo negro na infância, especialmente das periferias, dentro do imaginário coletivo brasileiro, com linguagem acessível e simbólica.

03

Identificação

Promover identificação com os conflitos emocionais dos personagens, incentivando a autonomia, raciocínio lógico, socialização e a resolução de problemas.

04

Reflexões

Estimular reflexões sobre cultura, memória e futuro a partir de uma estética que celebra a mistura entre tradição e inovação.

Infantojuvenil

6 a 10 anos

Educadore s

Professores e mediadores culturais

Famílias

Grupos familiares diversos

Amantes da cultura

Entusiastas da cultura popular brasileira e das narrativas fantásticas

Público-Alvo e Impacto Cultural

"Carol na Cidade Hilária" pretende ampliar o repertório audiovisual brasileiro com um filme que articula ludicidade, ancestralidade e afrofuturismo. A obra contribui para o fortalecimento da autoestima de crianças negras, apresentando narrativas onde elas são protagonistas de suas próprias histórias. Também visa fomentar o debate sobre cultura popular como tecnologia de futuro, colonização, abrindo espaço para diálogos em escolas, mostras e circuitos culturais com crianças e adultos.

Apresentação Carol na Cidade Hilária.pdf (2)_Easy-Resize.com.jpg

Pontos Fortes da Narrativa

Ambientação mágica e originalAmbientação mágica e original

A "Cidade Hilária" como universo paralelo que mistura alegorias abandonadas com figuras históricas é uma metáfora poética poderosa sobre memória, cultura e ancestralidade.

Personagens com jornada emocional

Personagens com jornada emocional Carol passa por uma transformação significativa: de apática à protagonista ativa, salvando a avó e a comunidade. É uma jornada de pertencimento e maturidade lindamente traçada.

Afrofuturismo como resistência e incentivo a pesquisa

O tema do enredo da escola conecta tradição e futuro, o que cria um ótimo contraponto ao antagonista (Leopoldo II) — símbolo do passado colonial.

Elementos visuais e dramáticos muito cinematográficos

Neve de isopor, bateria do silêncio, espelhos que viram telas de celular, baianas que curam, comissão de frente dos malucos... são imagens potentes e que dariam cenas inesquecíveis.

Plano de Financiamento

Carol na Cidade Hilária

01

DESENVOLVIMENTO

Roteiro, pesquisa, ilustração, biblia cinematografica, teaser $28,000 (vinte e oito mil dólares) ou R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) Financiamento Previsto : - Editais, Fundo de invesntimento BNDES, fundos internacionais, recursos próprios, prêmios e Laboratórios.

02

PRODUÇÃO

$700,000 (setecentos mil dólares) ou R$ 3.500.000,00 (três milhões e meio de reais) Financiamento Previsto - coproduções, Financiamento público por meio do FSA, incentivos fiscais nacionais por meio da Lei do Audiovisual, editais, fundos internacionais e coprodução internacionais e pré-vendas internacionais

03

FONTES DE RECEITA

Lançamento em sala de cinema, TV aberta, Pay TV, Streaming e TVOD, multiplataforma, Merchandising - em média o retorno em receita de filmes para família é acima de 100% sobre os custos de produção.

Thais Scabio

Cineasta. CEO com o cineasta Gilberto Caetano da Cavalo Marinho Audiovisual. Sócia fundadora da APAN - Associação dos profissionais do Audiovisual Negro. Presidente da COMPA - Espaço Cultura JAMAC, além de CEO e Gestora de desenvolvimento de negócios da plataforma de streaming Todesplay. 

Contato

Thais Scbio_1.webp
bottom of page