
Longa-metragem, ficção, live-action, infantojuvenil.
Em fase de Desenvolvimento
Carol na Cidade Hilária
Direção e Roteiro de Thais Scabio
Logline

Uma menina desiludida com o carnaval embarca sem querer numa dimensão fantástica onde os enredos esquecidos ganham vida - e precisa reencontrar a força da alegria para salvar sua avó e sua comunidade.
Longa-metragem, ficção, live-action, infantojuvenil.
Em fase de Desenvolvimento
Carol na Cidade Hilária
Direção e Roteiro de Thais Scabio
Logline


Uma menina desiludida com o carnaval embarca sem querer numa dimensão fantástica onde os enredos esquecidos ganham vida - e precisa reencontrar a força da alegria para salvar sua avó e sua comunidade.

Sinopse
Apresentação
Carol tem 9 anos, vive imersa no celular, o que a afasta de amizades e da escola de samba Unidos da Hilária, onde sua família é uma das fundadoras. Até que...
Conflito
Sua avó Cida é misteriosamente internada e Carol descobre que um vilão quer destruir o enredo da escola roubando o "coração de luz" de sua avó.
Jornada
Com a ajuda de Peninha, um boneco encantado e de novos amigos, partem rumo à mágica e sombria Cidade Hilária
Resolução
Nessa jornada fantástica, enfrenta desafios e criaturas inusitadas, descobre o valor
e a magia do samba, da amizade, da ancestralidade e reencontra seu lugar na tradição da comunidade.
Personagens

CAROL
Acompanha seus pais no trabalho do
barracão do samba, mas sempre fica no canto usando o celular. Não se interessa por samba. Ela tem transtorno de dependência de tela. Quando o celular acaba a bateria fica nervosa, agoniada esperando carregar, tenta pegar outro no lugar, ansiosa. Quando precisa salvar o coração de sua avó, percebe como o samba é importante para sua história e para seu corpo, sua infância. Descobrir a magia do samba.

JOÃO VITOR
É um menino de 10 anos que cresceu no mundo do samba. Faz parte da bateria infantil, mas o sonho dele é ser mestre-sala.
Gosta de mandar nos outros que estão na bateria. Os outros integrantes ficam malucos com ele e não tem amigos. Ele sai fora do ritmo o tempo todo da bateria porque fica
sempre "nas nuvens".

BETÂNIA
É uma menina de 12 anos, neta da fundadora da Escola de Samba. É a porta bandeira mirim da escola. É ótima no que faz, mas tem dificuldade de ouvir as pessoas. É muito
ansiosa. Não ouve ninguém e fala demais.
Personagens
Vó Cida - Cida tem por volta de 60 anos. Uma avó que foi a porta bandeira da
escola por muitos anos. Vaidosa e cadeirante. Faz parte da velha guarda da
escola. Ela é coordenadora da ala das crianças e ensina as meninas que serão as
futuras passistas. Ela é o coração da escola. A pessoa que agita a casa.
Vô Jair - Tem por volta 70 anos. Faz parte da Velha Guarda da Escola. Ele ensinou
o filho mais novo, Murilo, a fazer as esculturas. Os dois esculpem juntos os carros alegóricos da escola. Seu sonho é ver Murilo ser o carnavalesco da escola. Jair é o único que presta atenção em Carol. Vira e mexe ele desliga o celular da neta escondido para poderem criar brincadeiras com imaginação. Ele cria, conta histórias sobre a Cidade Hilária para as crianças da escola. Da vida para os bonecos esculpidos. Tem uma imaginação muito fértil por tantos anos estar esculpindo os carros.
Murilo - Pai de Carol. Tem por volta 35 anos. Faz parte da equipe de escultura dos carros alegóricos. Está fazendo faculdade de artes plásticas.
Helena - É mãe de Carol. Tem por volta de 35 anos. Faz parte da escola de samba desde sua fundação. É coordenadora do setor de costura e diretora financeira da
escola. Com tudo isso o casal não tem tempo para Carol deixando ela no celular grande parte do tempo.
Rei Leopoldo II - Vilão simbólico da história, inspirado no colonizador europeu. Representa a destruição da memória, da alegria e da ancestralidade.
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Referências Visuais
A Carnaval surreal
Inspiração em obras de Heitor dos Prazeres, Rosana Paulino,
Emanoel Araújo, Bisa Butler
Afrofuturismo
Black Is King (Beyoncé), Negrum3 (Diego Paulino).
Cenografia
Inspirado em obras de Di Cavalcanti e Bispo do Rosário para o Cidade Hilaria. No Visual de barracões de escola de samba, utiliza materiais reciclados e brilho antigo (papel laminado desbotado, madeira lascada com glitter).
Textura sonora
Samba, funk, trilha sinfônica e gravações de campo misturados
com elementos diegéticos (como uma bateria de escola de
samba transformada em suspense ou batidas virando efeitos mágicos).
Objetivos do Projeto
Carol na Cidade Hilária
01
Obra cinematográfica
Criar uma obra cinematográfica que valorize a cultura negra e a imaginação infantil.
02
Protagonismo negro infantil
Inserir o protagonismo negro na infância, especialmente das periferias, dentro do imaginário coletivo brasileiro, com linguagem acessível e simbólica.
03
Identificação
Promover identificação com os conflitos emocionais dos personagens, incentivando a autonomia, raciocínio lógico, socialização e a resolução de problemas.
04
Reflexões
Estimular reflexões sobre cultura, memória e futuro a partir de uma estética que celebra a mistura entre tradição e inovação.
Infantojuvenil
6 a 10 anos
Educadore s
Professores e mediadores culturais
Famílias
Grupos familiares diversos
Amantes da cultura
Entusiastas da cultura popular brasileira e das narrativas fantásticas
Público-Alvo e Impacto Cultural
"Carol na Cidade Hilária" pretende ampliar o repertório audiovisual brasileiro com um filme que articula ludicidade, ancestralidade e afrofuturismo. A obra contribui para o fortalecimento da autoestima de crianças negras, apresentando narrativas onde elas são protagonistas de suas próprias histórias. Também visa fomentar o debate sobre cultura popular como tecnologia de futuro, colonização, abrindo espaço para diálogos em escolas, mostras e circuitos culturais com crianças e adultos.
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Pontos Fortes da Narrativa
Ambientação mágica e originalAmbientação mágica e original
A "Cidade Hilária" como universo paralelo que mistura alegorias abandonadas com figuras históricas é uma metáfora poética poderosa sobre memória, cultura e ancestralidade.
Personagens com jornada emocional
Personagens com jornada emocional Carol passa por uma transformação significativa: de apática à protagonista ativa, salvando a avó e a comunidade. É uma jornada de pertencimento e maturidade lindamente traçada.
Afrofuturismo como resistência e incentivo a pesquisa
O tema do enredo da escola conecta tradição e futuro, o que cria um ótimo contraponto ao antagonista (Leopoldo II) — símbolo do passado colonial.
Elementos visuais e dramáticos muito cinematográficos
Neve de isopor, bateria do silêncio, espelhos que viram telas de celular, baianas que curam, comissão de frente dos malucos... são imagens potentes e que dariam cenas inesquecíveis.
Plano de Financiamento
Carol na Cidade Hilária
01
DESENVOLVIMENTO
Roteiro, pesquisa, ilustração, biblia cinematografica, teaser $28,000 (vinte e oito mil dólares) ou R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) Financiamento Previsto : - Editais, Fundo de invesntimento BNDES, fundos internacionais, recursos próprios, prêmios e Laboratórios.
02
PRODUÇÃO
$700,000 (setecentos mil dólares) ou R$ 3.500.000,00 (três milhões e meio de reais) Financiamento Previsto - coproduções, Financiamento público por meio do FSA, incentivos fiscais nacionais por meio da Lei do Audiovisual, editais, fundos internacionais e coprodução internacionais e pré-vendas internacionais
03
FONTES DE RECEITA
Lançamento em sala de cinema, TV aberta, Pay TV, Streaming e TVOD, multiplataforma, Merchandising - em média o retorno em receita de filmes para família é acima de 100% sobre os custos de produção.
Thais Scabio
Cineasta. CEO com o cineasta Gilberto Caetano da Cavalo Marinho Audiovisual. Sócia fundadora da APAN - Associação dos profissionais do Audiovisual Negro. Presidente da COMPA - Espaço Cultura JAMAC, além de CEO e Gestora de desenvolvimento de negócios da plataforma de streaming Todesplay.
Contato

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